Resenha: Nada | Janne Teller

Título: Nada
Autores: Janne Teller
Editora: Galera Record
Número de páginas: 128
Classificação: 

– Sinopse –

Pierre Anthon está no sétimo ano e tem a certeza de que nada na vida tem importância. Por isso, ele decide abandonar a sala de aula e passar os dias nos galhos de uma ameixeira, tentando convencer seus companheiros de classe a pensar do mesmo modo. Agora, diante da recusa do menino de descer da árvore, seus colegas farão uma pilha de objetos que significam muito para cada um deles, e com isso esperam persuadi-lo de que está errado.
   A pilha começa com uma coleção de livros, uma vara de pescar, um hamster de estimação... Contudo, com o passar do tempo, os participantes se desafiam a abrir mão de coisas ainda mais especiais. A pilha de significados logo se transforma em algo macabro e doentio, que coloca em xeque a fé e a inocência da juventude.
   Após grande aclamação da crítica e inúmeros prêmios, Nada é considerado um clássico moderno, tendo vendido cerca de 240 mil exemplares na Alemanha e com direitos de tradução para 22 países. Printz Honor de 2011.



– Resenha –

“Nada”, acima de tudo, é um livro sombrio. Ele conta a história pelo ponto de vista de Agnes, uma das colegas de turma de Pierre, que se vê junto a todos numa encruzilhada do próprio Pierre. A vida equivaleria mesmo a nada?
   Presos no terror dessa afirmação, eles tentam reverter a situação, querendo mostrar a Pierre que a vida não é tudo que ele anda falando. Juntos, eles fazem uma pilha de significados, onde cada um deve fazer o outro colocar algo que mais lhe significa. Porém, eles passam dos limites, começando a dar não objetos significativos, e sim, sacrifícios.
   É um livro que mostra a incredulidade da vida, o quanto podemos chegar ao nosso extremo.
   Não é um livro de terror, mas chega a ter um pouco de suspense. Seu coração fica absorto nas palavras da autora e você desmorona com o sentimento dos personagens. Afinal, se te falam que a vida vale nada, você realmente acredita?
   O que te dá medo no livro não são os acontecimentos macabros que vão se decorrendo. É a dúvida e a ânsia de saber se a vida vale mesmo algo.

– Quotes –

   – Nada importa.

   – Você começa a morrer no instante em que nasce.


Por: Paulo Sergio.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Que interessante, fiquei curiosa agora. Nunca tinha visto esse livro...

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  2. Esse não é o meu estilo de leitura...
    Bjo!

    Te espero lá no meu cantinho, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir